5 de julho de 2011


Olá, pessoal!

Dia 01/08/11 vou iniciar um grupo de estudos virtual sobre Bruxaria.

Os estudos serão por e-mail, na lista de discussões do Caldeirão de Circe, que neste mês completa 10 aninhos de vida. Dirigir esses estudos é para mim uma forma de comemoração e agradecimento a tudo que eu tive oportunidade de receber naquela lista.

Bem, teremos temas semanais, seguindo o conteúdo abaixo relacionado (lógico com flexibilidade):

Paganismo, Bruxaria e Wicca: conceitos, diferenças, semelhanças e polêmicas.


Deidades da Arte: Deus e Deusa como polaridades da energia criadora. Os ”teísmos”. Todos os deuses são um único deus? Matriarcal, Matrifocal, Matrilinear X Patriarcal, Patrifocal, Patrilinear: Origens do culto à Deusa. Origens ao culto do Deus.

Ritual, feitiço, magia, celebração: conceitos. Magia negra na Arte? Pq nudez ritualística? Grande rito: o que é e qual o objetivo. Simbólico X real.

Instrumentos da Arte: existem instrumentos obrigatórios? Magia Cerimonial X Magia Natural.

Roda do Ano: origens e conceitos básicos, sul X norte, rodas híbridas.

Solitário, círculo, coven, grove, tradição: conceitos. Há o melhor caminho?

Dedicação e iniciação: conceito. Caminho solitário x grupal. Auto-iniciação? Existem falsas iniciações?

Lei Tríplice: origens e conceitos. Ética pagã, lei natural ou mecanismo de limitação e controle? A Lei Tríplice se aplica apenas para iniciados?

2 Temas livres: propostos pelos membros do círculo de estudos e escolhidos pela moderação.

Como funcionará?

Semanalmente, eu enviarei a vocês um texto sobre o tema da semana, juntamente com um pequeno questionário que deve ser respondido pelos membros e enviado para o grupo. Paralelamente, enviarei outros textos relacionados com o mesmo tema em debate como complemento.

No decorrer da semana, todos nós devemos comentar as respostas das pessoas, bem como os textos enviados.

Todos os membros podem enviar textos, perguntas, dúvidas, questionamentos e críticas pertinentes ao assunto em foco naquela semana. Da mesma forma, todos os membros podem e devem responder a essas manifestações.

A participação é gratuita, mas depende da efetiva participação daqueles que se propuserem a estar no grupo, sob pena de exclusão. Afinal, é um círculo de estudos e isso pressupõe troca de informações.

Ao aceitar participar, tenha em mente que não concordar com uma opinião não significa odiar mortalmente a pessoa que a expressou. Da mesma forma, se alguém de vc discordar, converse, exponha seu ponto-de-vista, apresente seus argumentos... não fique achando que as pessoas te odeiam só pq elas discordam de vc. Encare como uma oportunidade de crescimento e não tenha vergonha de ser o único a defender uma opinião, se essa faz sentido para vc. Vc tem esse direito. Mas defenda... não diga apenas que essa é sua opinião e ponto. Em contrapartida, não tenha vergonha de mudar de opinião, isso mostra a capacidade de aprender, de crescer e se desenvolver intelectualmente.

Tendo em vista tudo que acabei de escrever, claro que xingamentos, grosserias e falta de educação não serão toleradas. As mensagens do grupo serão moderadas.

Os interessados devem me procurar ou mandar um e-mail em branco para:

caldeiraodecirce-subscribe@yahoogrupos.com.br

Dúvidas, estamos às ordens!

Beijos e espero vcs por lá,

Lua Serena

Moderação e apoio:

Josy Büll,

Aline Pandora

Anitsi